O marketing da sua empresa está preparado para 2022?


O marketing tem sido um fator fundamental para a recuperação financeira das empresas, após dois anos marcados pelas perdas e desafios trazidos pela pandemia.


Estar atento às exigências dos consumidores é o caminho para se reerguer e expandir sua marca.


Foi exatamente com essa ideia que a Deloitte Brasil, empresa de auditoria e consultoria empresarial, criou o 2022 Global Marketing Trends, uma pesquisa com mais de mil executivos e 11.500 consumidores do mundo todo!


Os especialistas da Landiva detalham o resultado do estudo neste post e apontam as estratégias de marketing que devem ser adotadas para você chegar ao sucesso na comunicação com seu público.


Vem com a gente!



O marketing e seus valores sociais


Ainda que a relação preço x qualidade seja a principal consideração dos consumidores ao realizar uma compra, a pesquisa apontou que as marcas que mais cresceram ultimamente apostaram em um posicionamento de marketing firme quanto às desigualdades sociais.


Critérios como sustentabilidade e publicidade inclusiva também se destacaram no levantamento 2022 Global Marketing Trends.


Para se ter uma ideia, 76% dos consumidores entrevistados afirmaram que são mais fiéis a companhias comprometidas com tais causas.


Sua empresa tem ficado para trás nessas questões? Está na hora de repensar a estratégia de marketing…


E já que o tema é “preferências dos consumidores”, no próximo tópico vamos explicar como você pode explorar isso de maneira eficiente na comunicação com seus potenciais clientes.



O marketing e o first-party data


O estudo de marketing da Deloitte descobriu que 61% das empresas que cresceram ao menos 10% no último ano têm adotado estratégias de first-party data.


Ainda não está familiarizado com esse termo? Não se preocupe, a seguir você vai entender como isso está presente em nossas relações com as marcas.


First-party data, também chamado de dados primários, são informações de potenciais clientes coletadas por empresas com propósitos de marketing.


Essas coletas são feitas por meio de ferramentas de análises do comportamento das pessoas na interação com seus conteúdos, ou seja, qual página do seu site foi mais acessada por determinado visitante ou qual produto é vendido com maior frequência.


Com a informação em mãos, você pode se comunicar de maneira mais personalizada com cada possível cliente, o que oferece ao seu público uma melhor experiência de compra e, consequentemente, aumenta suas chances de vender produtos e serviços.


Quer um exemplo de como isso funciona na prática? Imagine que você visitou um site de artigos esportivos e colocou um tênis no carrinho de compras virtual, mas não concluiu o pagamento.


Diante dessa ação, a loja pode mandar um e-mail personalizado para você e lembrá-lo de concluir a compra, além de oferecer produtos similares ao que você colocou no carrinho.


No ramo de serviços, podemos citar a Netflix como um exemplo de sucesso no uso de dados primários, quando a plataforma sugere filmes e séries que provavelmente iremos gostar de assistir baseada nas avaliações que fizemos de outros conteúdos que já vimos.


Já imaginou tudo o que dá pra fazer com essas informações à disposição da sua empresa?


Isso fica ainda melhor quando você proporciona uma experiência completa aos seus clientes, tanto de forma presencial quanto on-line, como veremos no tópico seguinte.



O marketing e a experiência híbrida


Deu pra perceber como a interação do público com as empresas e seus serviços é valiosa para o sucesso de uma estratégia de marketing?


A experiência pré, durante e pós-compra faz toda a diferença para fidelizar um cliente, por isso 75% dos executivos ouvidos pela Deloitte pretendem investir em uma interação híbrida com o público-alvo, ou seja, que mescle o on-line com o presencial para proporcionar uma relação completa entre consumidores e marcas.


O ideal é oferecer ao cliente um amplo poder de escolha na hora em que ele for comprar da sua empresa.


Você tem uma loja de roupas? Deixe as pessoas comprarem no site e retirarem a mercadoria pessoalmente.


Para quem possui uma clínica de fisioterapia, seria legal mostrar a estrutura de cada espaço por meio de um tour virtual no site e dar a chance do paciente conhecer o local antes mesmo de comparecer para a primeira consulta.


Os exemplos são infinitos, mas o importante é saber que, independentemente do seu ramo, sempre é possível unir o melhor dos mundos on-line e físico em benefício dos consumidores.




E aí, já sabe como inserir as tendências de 2022 no seu marketing?


Nós estamos sempre ligados nas mudanças do mercado e prontos para ajudar você a alçar voos maiores!


Quer contar com uma equipe de comunicação completa a serviço da sua empresa? Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções em marketing!


0 comentário