O site da sua empresa funciona bem? Saiba como descobrir!

Atualizado: 26 de jan.


O site da sua empresa pode ser uma poderosa ferramenta de marketing! Por lá, é possível vender produtos e serviços, conquistar novos clientes, mostrar que é referência em determinado assunto e muito mais!


Como nem tudo é tão simples, existe um requisito fundamental para tirar o máximo proveito de um site: garantir uma boa experiência aos usuários!


Não sabe o que isso significa? Vem com a gente até o final do post e descubra como o seu site precisa ser para despertar o interesse das pessoas!


Seu site e a experiência dos usuários

No marketing, usuário é qualquer pessoa que tenha contato com algum conteúdo, produto ou serviço.


No caso de um site, os usuários seriam as pessoas que o acessam, independentemente de realizarem ações simples, como a leitura de um texto, ou mais complexas, como fazer uma compra dentro do site.


Em um mundo tão concorrido, em que as empresas disputam a atenção dos consumidores on-line e presencialmente, é muito importante garantir a melhor experiência possível para quem se interessa por seu negócio, a começar pelo site.


E como fazer isso? O primeiro passo é se colocar no lugar do seu potencial cliente!


Acesse seu site e imagine que você esteja interessado em comprar um produto da sua empresa, mas deseja obter algumas informações antes de concluir o processo de compra.


Como foi o caminho até conseguir essas informações dentro do seu site, rápido ou demorado? Foi preciso clicar em muitos botões? Os menus que guiam os usuários no site são fáceis de entender? Ao encontrar o que buscava, tudo estava explicado de forma clara?


Responder as perguntas acima é um exemplo do que você pode fazer para entender se o seu site proporciona ou não uma boa experiência aos usuários.


Caso as respostas sejam negativas, pode ter certeza que o site da sua empresa “espanta” potenciais clientes.


Ao navegar na internet, as pessoas exigem encontrar as informações que precisam rapidamente. Se não conseguem isso, elas correm para o site do concorrente…


A facilidade em buscar explicações dentro do site, porém, não é o único fator que garante uma boa experiência ao usuário, como mostraremos a seguir.


Seu site nos celulares

Sabe quando você acessa um texto pelo celular e precisa ajustar a tela toda hora para conseguir ler? Então, isso não pode acontecer no site da sua empresa!


Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil, por isso é tão importante ter um site totalmente adaptado aos dispositivos móveis.


Mais uma vez, você mesmo consegue checar a qualidade do seu site nesse aspecto.


Verifique se todos os textos e vídeos presentes em seu site podem ser lidos e assistidos sem qualquer problema por um celular.


Por falar em evitar problemas, no próximo tópico vamos abordar uma das maiores causas de irritação dos usuários com sites, a demora para carregar as páginas…


A velocidade do seu site

Se os usuários da internet saem de um site ao não encontrar rapidamente o que procuram, você consegue imaginar como eles reagem quando se deparam com uma “página em branco”?


Uma das situações mais frustrantes no mundo virtual é esperar um longo tempo pelo carregamento de um site ou mesmo de determinada sessão. E quando falamos em “longo tempo”, queremos dizer “alguns segundos”.


Isso mesmo, três segundos de espera, por exemplo, pode ser tempo suficiente para alguém sair do seu site e buscar a informação que necessita em outro lugar!


É muito importante que você faça uma revisão em todas as sessões do site e garanta que cada página seja completamente carregada em, no máximo, dois segundos.


Na verdade, o ideal seria fazer essa checagem frequentemente, a fim de evitar que aconteça algo até pior do que a demora para carregar as páginas, uma mensagem de erro!



Frases como “Não foi possível acessar esse site” ou “Página não encontrada” significam o fim da experiência do usuário no seu site, e da pior maneira possível!


E já que o assunto é evitar a fuga dos usuários, o último tópico do post de hoje é sobre um assunto que dá medo em qualquer um que usa a internet, a falta de segurança no compartilhamento de informações pessoais.


A segurança do seu site

Ao acessar sites confiáveis, note que sempre haverá um desenho de cadeado antes do endereço, na parte superior da tela.



Isso quer dizer que a navegação por esse site é segura e qualquer informação pessoal colocada por um usuário, como número do cartão de crédito ou senhas, permanecem privadas.


Se você vende produtos e serviços pelo site da empresa ou mesmo coloca qualquer formulário que pode ser preenchido com dados, garantir uma navegação segura passa a ser ainda mais importante. Acredite, as pessoas prestam atenção nisso antes de comprar!


A segurança dos usuários já seria motivo suficiente para investir um bom tempo na análise do seu site, mas existe um bônus para quem se preocupa com isso, os critérios de rankeamento do Google.

Desde 2014, sites com navegação segura têm maiores chances de obter uma posição de destaque no famoso buscador, o que gera mais acessos e confiabilidade por parte dos usuários.




Depois de observar todos os pontos destacados neste post, você percebeu que seu site precisa de melhorias? É hora de pensar em uma ajuda especializada!


Adequar um site existente ou começar um do zero é trabalho para quem entende do assunto! Tentar resolver tudo por conta própria vai fazer com que você perca tempo e dinheiro, além de correr o risco do resultado não ser o melhor.


A Agência Landiva oferece um serviço completo de criação e adequação de sites.


Nossos especialistas cuidam do design, conteúdo escrito e questões técnicas relacionadas à segurança, velocidade e adaptação para dispositivos móveis do seu site.


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