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Marketing digital para iniciantes: Veja 7 dicas para sua estratégia dar certo!

Atualizado: 5 de nov. de 2021

Quer arrasar no marketing digital, mas não sabe nem por onde começar? Leia este post até o final!


O time de especialistas da Landiva separou sete dicas muito importantes para quem quer criar conteúdo de qualidade na internet e se dar bem nos negócios.


Escolha um nicho específico

No marketing digital, falar de muitos assuntos é o mesmo que não saber de nada. As pessoas usam a internet para resolver problemas e solucionar dúvidas, por isso estão em busca de especialistas.


Foque em um nicho que conhece e aborde somente temas relacionados a isso. Por exemplo, se você é dentista e quer criar um blog, fale sobre os tratamentos mais comuns ou doenças que afetam a dentição.


Fugir da sua área de conhecimento vai atrair um público diferente do que você pretende.


Além disso, use e abuse de dados retirados de sites renomados ou levantados por profissionais influentes no mercado, sem se esquecer de dar os créditos. Essa é uma forma de mostrar autoridade sobre o tema abordado e reforçar seus argumentos.


Outra boa dica é usar links externos, que levam a conteúdos complementares ao seu. No entanto, procure linkar apenas com sites de informações oficiais (como portais do governo ou de uma empresa/profissional que seja tema do seu post) ou sites reconhecidos (como o G1 ou CNN Brasil).


Conheça o seu público

Antes de começar a produção de conteúdo, é preciso fazer uma análise profunda do seu público: Qual faixa etária se interessa pelo meu negócio? Em que redes sociais encontro as pessoas que vão consumir meus produtos ou assinar meus serviços? Qual o poder de compra de quem visita meu site ou loja física? Esses são exemplos de perguntas a serem respondidas por você.


O processo de análise de público pode ser demorado, mas é fundamental para ter sucesso no marketing digital.


Depois que levantar todas as informações, crie uma “persona”, a representação dos seus clientes na imagem de uma pessoa imaginária, mas que deve ser pensada como alguém real, com nome, idade, profissão, estado civil, preferências, poder aquisitivo e tudo mais que possa ser importante para sua estratégia.

Não seja formal

A linguagem da internet é informal, não importa o tipo de negócio que você tenha. Evite usar termos técnicos da sua área ou palavras pouco comuns e explique tudo da forma mais simples possível.


Para exemplificar, vamos voltar ao caso do dentista. A ideia não é conversar com outros profissionais de odontologia, mas sim com possíveis pacientes, que buscam soluções para um problema e precisam de respostas rápidas e fáceis de entender.



Use fotos e vídeos

Fala a verdade, você não fica desanimado quando olha para um conteúdo que tem apenas palavras? As fotos e vídeos também devem ser usados como fontes de informação sobre o seu negócio.


Escolha fotos que se relacionam com o conteúdo produzido e, sempre que possível, poste vídeos curtos com explicações sobre os temas que você aborda.


Também é necessário entender qual tipo de conteúdo é melhor para determinada plataforma. Um vídeo explicativo, por exemplo, deve ter duração de três ou quatro minutos e funciona melhor no Youtube.


Já para divulgar uma promoção ou contar sobre uma novidade, como a inauguração de uma loja, o ideal é fazer a publicação no Facebook e Instagram em um vídeo apenas com imagem e frases curtas (sem falas) de mais ou menos 30 segundos.


Ah, não se esqueça de dar o crédito quando usar fotos ou vídeos produzidos por outras pessoas!



Produza conteúdo frequentemente

Para mostrar que você é especialista no que fala, é preciso estar sempre atualizado. Estude muito sobre o que tem acontecido na sua área, veja o que é tendência para os próximos anos e, principalmente, conte TUDO ao seu público!


Estar presente na vida das pessoas por meio do seu conteúdo é uma das regras mais importantes do marketing digital e a única forma de fazer isso é publicar conteúdo com frequência.


Não fique dias sem aparecer, pois isso enfraquece sua imagem e faz com que as pessoas busquem por informações em outras fontes.



Acompanhe os resultados

Tanto as redes sociais quanto as plataformas de criação de sites permitem medir o alcance do seu conteúdo, a partir do número de visualizações e da interação gerada com o público.


Acompanhar esses dados é importante para entender quais estratégias funcionam melhor com seus seguidores.


E se os resultados não forem animadores? Jamais desista! A paciência é uma virtude extremamente necessária no marketing digital.


Mude as estratégias, troque ideias com profissionais da sua área e peça ajuda a especialistas em marketing digital, mas tenha em mente que jogar tudo pro alto não é uma opção!


Fale com seu público

A tela do celular ou computador não pode ser um obstáculo para se aproximar do seu público!

As pessoas querem ser ouvidas e, por isso, é fundamental que você mostre a elas que está atento às opiniões sobre seu negócio. Como fazer isso na prática? Dedique um tempo para responder os comentários dos seguidores, agradeça as avaliações positivas e demonstre que vai tirar lições das críticas.


Na hora de finalizar cada conteúdo, também é importante convocar o público a realizar determinada ação (no marketing digital esse conceito é conhecido como Call to Action). Peça para as pessoas darem opinião sobre o tema abordado e contarem experiências que viveram.


No caso da venda de um produto ou serviço, é recomendado despertar um senso de urgência em quem lê ou assiste o conteúdo. Use frases como “promoção por tempo limitado” ou "últimas unidades”.



Depois de ler as dicas acima, temos certeza que você aprendeu bastante sobre marketing digital, não é mesmo?


Nos conte o que você achou do post e, em caso de dúvidas, entre em contato com a gente! Estamos sempre prontos para te ajudar no que for preciso!

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