Engajamento no Instagram: Como criar conteúdos que chamem a atenção dos seguidores?


A maior parte dos posts da sua empresa no Instagram parecem ser ignorados pelos seguidores? Se a resposta for “sim”, você precisa ler este texto!


Conquistar engajamento é um dos grandes desafios enfrentados pelos criadores de conteúdo.


Não basta ser especialista nos produtos ou serviços que você oferece, é preciso transmitir isso ao público de maneira criativa e atingir bons resultados para ser beneficiado pelo famoso “algoritmo do Instagram”, responsável por exibir o seu post na rede social.


Isso mesmo, o sucesso de um conteúdo depende basicamente do conjunto de critérios definidos por uma máquina!


A boa notícia é que existem caminhos para fazer mais pessoas visualizarem suas publicações e, consequentemente, aumentarem as chances de obter engajamento no Instagram, como mostraremos (com exemplos práticos) a partir de agora.


Crie conteúdos menos publicitários

Calma, não erramos no título do tópico!


Por mais que seu objetivo seja usar as redes sociais para divulgar produtos e serviços, é melhor não fazer isso com posts focados exclusivamente em vendas.


As pessoas são expostas a conteúdos publicitários o tempo todo, e procuram o Instagram justamente para verem algo diferente. A partir dessa realidade, quem consegue informar e entreter leva vantagem!


Sua empresa não precisa abrir mão das tentativas de vender, mas no Instagram isso deve ser feito de maneira mais criativa.


O exemplo abaixo mostra um post sobre a corrida de São Silvestre que criamos para uma cliente fisioterapeuta.




Trouxemos dicas de como os participantes amadores poderiam se preparar para a prova e os benefícios da fisioterapia no período que antecede competições desse nível.


Essa foi uma forma que encontramos de oferecer os serviços da cliente, mas ao mesmo tempo manter seus seguidores informados sobre um tema que estava em alta naquele momento.


Quer ver outra estratégia muito interessante para ganhar engajamento no Instagram? Vem com a gente para o próximo tópico!


Peça a opinião dos seguidores

Se tem uma coisa que não dá pra negar é que todo mundo tem opinião sobre tudo no Instagram.


As pessoas querem ser ouvidas, e as marcas que levam a opinião dos seguidores em conta atraem muito mais engajamento.


Pedir para o seu público responder a uma pergunta, por exemplo, pode até mesmo dar uma ideia de como planejar os conteúdos seguintes, com base nas respostas obtidas.


Fizemos isso no post abaixo, que une a tática de pedir a opinião dos seguidores com a atração natural gerada por fotos de comida.




Quanto mais comentários o post tiver, maior será o seu alcance no Instagram!


Uma vez que as pessoas comecem a se envolver com os conteúdos da sua empresa, você precisa reservar parte do seu tempo para interagir com elas.


Interaja com as pessoas

A interação com os seguidores tem tudo a ver com o que abordamos no tópico anterior, mas vai muito além de pedir a opinião do seu público.


Por mais que o perfil no Instagram seja comercial, é preciso manter uma relação humanizada com as pessoas.


Responda comentários (mesmo os negativos) e reposte menções que foram feitas à sua marca. Porém, não faça isso com mensagens padronizadas que parecem ter sido escritas por robôs.


Olha como aproveitamos um comentário positivo sobre um de nossos clientes no repost abaixo:




O importante é mostrar a cada seguidor que ele é especial e merece uma resposta individualizada, que combine até mesmo com sua personalidade ou comportamento no post em questão.


Alguém fez um comentário bem-humorado no seu post? Crie uma resposta engraçada! Se sua empresa foi alvo de uma reclamação, mostre que está preocupado em entender melhor o que aconteceu e buscar uma solução.


Até gigantes do mercado, como Netflix e McDonald's, adotam essas estratégias em suas redes sociais!


Deu pra perceber como provocar um envolvimento de seu público com os posts é fundamental, né?

Saber lidar com as preferências das pessoas no Instagram é tão essencial que existe até uma ferramenta para estudar quando o seu público está mais ativo nessa rede social.


Poste com frequência e nos melhores horários


Você já ouviu que “quem não é visto não é lembrado”? Esse ensinamento popular é simplesmente a cara do Instagram!


Não deixe de postar com certa frequência, mas cuidado para não publicar conteúdos além da conta e “cansar” seu público! Estude também os horários que os seguidores costumam se engajar mais com seus conteúdos. Como fazer isso? O próprio Instagram te auxilia!


Toda conta comercial tem uma aba de “Insights”, localizada bem abaixo da biografia. Ao acessar essa opção, você poderá ver muitos detalhes sobre as pessoas que seguem o perfil, como idade média, sexo e até os dias da semana e horários em que elas costumam estar on-line.


Nem precisamos dizer que esses dados são muito valiosos para determinar a forma de abordagem ao seu público, certo?


Quem tira o melhor proveito dos Insights consegue gerar muito mais visualizações para os conteúdos.


E para ajudar seu post a ter mais alcance ainda, é preciso lembrar das hashtags!



Não esqueça das hashtags

Nem todo mundo entende a função das hashtags, mas saber como usá-las faz muita diferença para o seu conteúdo atingir mais pessoas.


Basicamente, as hashtags servem para colocar o post em determinada categoria. Elas devem sempre combinar com o tema da publicação e a mensagem que sua empresa busca transmitir.


Em um post que fale sobre inclusão social, por exemplo, use hashtags como “respeito” e “igualdade”.




A partir das hashtags, as pessoas poderão encontrar seu conteúdo tanto no Instagram quanto em buscadores externos. Por isso, sempre procure usar hashtags populares relacionadas ao seu negócio.


Para checar se uma hashtag é popular, vá ao campo de busca do Instagram, coloque # e, sem dar espaço, digite a palavra desejada. Assim, você poderá ver quantas publicações existem com essa hashtag.


Uma hashtag popular indica não apenas que muitas pessoas a usam, mas também que ela é bastante pesquisada por quem acessa o Instagram.


E já que ao longo do post falamos bastante dos recursos que a rede social oferece, que tal aprender um pouco mais sobre como usar e abusar das vantagens do Instagram na produção de conteúdo?

Use todos os recursos do Instagram

O Instagram oferece diversas opções para criar posts!


Não se limite a fotos ou artes com texto. Abuse dos stories, reels e da IGTV para publicar conteúdos animados, vídeos de curta e média duração, bastidores de um evento ao vivo e muito mais!


Variar os tipos de postagens é uma forma criativa de sair da mesmice e chamar a atenção das pessoas.

Os stories, inclusive, permitem que você aumente o tráfego no site da sua empresa. É possível “colar” um link para seu blog ou uma página específica do website ao divulgar um story.


Os recursos, porém, não acabam aí. Já pensou em mandar os seguidores direto para o seu e-commerce? Também dá pra fazer isso no Instagram! Aumentar o engajamento e vender mais, uma combinação perfeita!




Viu quanta coisa é preciso levar em conta para fazer seu conteúdo se destacar? E tudo isso só vai funcionar se o perfil no Instagram estiver de acordo com a identidade visual e a linguagem da sua empresa.


Hoje, as pessoas têm acesso a diversos conteúdos em poucos segundos. O seu precisa ser reconhecido de imediato!


Se o que foi abordado neste post ainda te deixa confuso(a), não fique preocupado(a). A comunicação no Instagram pode ser mesmo bem complexa, mas a Landiva está aqui para ajudar!


Nosso time é especialista em gestão de redes sociais, desde o planejamento do conteúdo até a divulgação! A gente cuida de tudo mesmo!


Quer saber como já auxiliamos empresas de diversos ramos a aumentarem seus níveis de engajamento no Instagram e outras plataformas? Vem tomar um café com a gente!


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